quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

1 Parte - História do Brasil - Cronograma - Resumo

  1 - HISTÓRIA DO BRASIL – CRONOGRAMA, RESUMO


     Olá pessoal, por motivos pessoais, resolvi nessas preciosas férias de fim de ano, estudar, ou melhor, rever a história do nosso amado País. Para tanto, não poderia deixar de postar para vocês um pequeno resumo, fixando os principais pontos do que vou aprendendo nessa pequena jornada.
      Espero que gostem e façam bom aproveito! Sendo essa a Primeira Parte.

1- INÍCIO DA COLONIZAÇÃO:
      
      Em Portugal iniciou – se uma busca após a queda da Constantinopla que foi tomada pelos Turcos, essa busca que era determinada por razões econômicas (Mercantilismo), foi mais explorada por Portugal e Espanha, devido suas posições privilegiadas geograficamente no continente Europeu;
     - Ano 1492 = Espanhóis chegam no continente americano;
     - Nomes que nos fazem melhor visualizar esse contexto: Vasco da Gama, Cristóvão Colombo, Pedro Álvares Cabral e a não menos a famosa Escola de Sagres.


2 – Chegada no Brasil
     
      Pedro Álvares Cabral chega à costa brasileira no ano de 1500. Após a referida “descoberta” e posse da nova terra para a Coroa portuguesa, Cabral seguiu viagem para as Índias.
     A primeiro momento Portugal não se interessou em explorar o Brasil, limitou-se em explorar o Pau-Brasil, baseado na carta de Pero Vaz de Caminha e assim passaram-se 30 anos.
      Os indígenas eram a principal ferramenta na exploração da madeira, já que estavam sendo submetidos ao catolicismo.  A exploração atraiu europeus, principalmente os franceses que  vinham até a costa e saqueavam a mercadoria, isso despertou preocupações à Coroa Portuguesa, que percebeu a necessidade de colonizar o Brasil.

3 – Capitanias Hereditárias e o Governo Geral
     
      Portugal carecia de recursos para colonizar o Brasil, e para tanto achou a solução criando o mecanismo de “Capitanias Hereditárias”, isso porque o território passava de pai para filho.
     As capitanias tinham total autonomia quanto ao seu ordenamento interno, estando obviamente submetidas ao rei de Portugal. Quanto a economia era baseada no latifúndio, com monocultura do açúcar pelo trabalho escravo.
     Portanto em certos lugares do País o sistema começou a não funcionar, já que a metrópole ficava a distante e comunicação era precária, a única solução encontrada foi centralizar o poder na colônia que foi viabilizado pela criação do Governo Geral.
    O “Governo Geral” tinha como principal função implantar na Colônia uma representação jurídica e administrativa que viabilizasse um controle maior da metrópole sobre a colônia, uma vez que o sistema de capitanias descentralizara o poder.
      Os principais governadores foram:
- Tomé de Souza (1549-1553)
- Duarte da Costa (1553-1558)
- Mem de Sá (1558-1572)

4 – As Missões Jesuítas
      
      Chegaram no Brasil em 1549, sob o comando do padre Manoel Nóbrega, e teve como principal tarefa dedicar-se a catequese dos indígenas e à educação dos colonos.
      Tinham também como objetivos fundar nas Américas espanhola e portuguesa nações católicas, visto que Portugal objetivava a expansão do catolicismo. Essas expedições ficaram conhecidas como as “missões jesuítas”.

     5 – A Escravidão Negra
         
       Era difícil escravizar índios, já que estes conheciam muito bem o território brasileiro, e quando fugiam era difícil encontra-lo, vendo em uma situação de escassez de mão-de-obra os senhores das terras passaram a usar os negros africanos. Portugal consentia, administrava e lucrava com o tráfico.

          Chegando a África, os traficantes portugueses trocavam com os nativos africanos utensílios como facões, vinhos, roupas etc; posteriormente os africanos eram aprisionados e enviados ao Brasil, para serem vendidos ao senhores de engenhos, que os forçavam a trabalhar nas lavouras de cana em condições de sobrevivência precárias.